f 𝕏

O Comité de Auditoria da CIRGL realizou a sua 27.ª reunião em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), reafirmando o seu compromisso em prol do reforço do aprovisionamento responsável e promoção da transparência no comércio regional de minerais. Durante a referida Sessão, o Comité analisou os relatórios de auditorias de terceiros, realizadas na RDC e discutiu uma proposta de programa de webinar, visando fortalecer as habilidades e capacidades técnicas dos auditores de terceiros credenciados pelo Secretariado da CIRGL.

No seu discurso de boas-vindas, a Senhora Pambi Mudila Marie, Coordenadora Nacional da CIRGL da RDC, endereçou boas-vindas aos Membros do Comité em Kinshasa e expressou a sua gratidão pela sua participação activa.

Espero que as deliberações do Comité ajudem a abrir o caminho para uma exploração responsável e sustentável dos recursos minerais da nossa Região », afirmou a Senhora Pambi Mudila Marie, Coordenadora Nacional da CIRGL da RDC.

O Sr. Philip Kiriu, Presidente do Comité de Auditoria da CIRGL, expressou a sua gratidão ao Governo da RDC e ao Mecanismo Nacional de Coordenação por terem acolhido graciosamente a reunião técnica e pela calorosa hospitalidade oferecida a todos os participantes. Reiterou que o Comité funciona como a espinha dorsal técnica do Mecanismo Regional de Certificação (MRC), principal instrumento para a implementação do compromisso partilhado da Região para com o comércio responsável e transparente de minerais na Região dos Grandes Lagos.

No seu discurso oficial, o Senhor Jacques Ramazani Lutuba, Secretário-Geral do Ministério das Minas, Convidado de Honra, saudou a presença e a participação do Comité. Sublinhou que a reunião reflectia o compromisso colectivo e a vitalidade da plataforma regional em prol da promoção de uma governação mineira transparente e éctica, em consonância com os objectivos do Pacto da CIRGL e outros instrumentos regionais, destinados a combater a exploração ilegal dos recursos naturais na Região dos Grandes Lagos.

O Embaixador Yasir Ibrahim Ali Mohammed,Secretário Executivo Adjunto da CIRGL, expressou a sua gratidão ao Governo da RDC , pelo acolhimento da 27.ª Reunião do Comité de Auditoria. Agradeceu também aos parceiros da CIRGL, incluindo a GIZ e a Impact, pela colaboração contínua e dedicação em prol da implementação do Mecanismo Regional de Certificação, pedra angular da Iniciativa Regional da CIRGL, que visa combater a exploração ilegal dos recursos naturais e promover o desenvolvimento sustentável na Região.

O Comité de Auditoria garante que as auditorias de terceiros dos exportadores de minérios 3TG (estanho, tântalo, tungstênio e ouro) sejam conduzidas em total conformidade com as normas MRC. As referidas auditorias são parte fundamental da operacionalização do MCR e do avanço dos objectivos partilhados da Região em matéria de governação mineira éctica e transparente.