f 𝕏

Nosso parceiro

Bem-vindo » Nosso parceiro

Parcerias

Os parceiros prestam apoio técnico e financeiro à SC na execução das suas actividades.

Durante os anos de fundação da CIRGL, existia um Grupo de Amigos (GOF) da CIRGL, que reunia 27 países e a UE e a União Africana, activos na Região dos Grandes Lagos. Estes países eram a Áustria, a Bélgica, o Canadá, a China, a Dinamarca, a Comissão Europeia, a Finlândia, a França, o Gabão, a Alemanha, a Grécia, a Santa Sé, a Irlanda, a Itália, o Japão, o Kuwait, o Luxemburgo, os Países Baixos, a Nigéria, a Noruega, Portugal, a Rússia, a África do Sul, a Espanha, a Suécia, a Suíça, o Reino Unido e os Estados Unidos da América. Vale a pena mencionar que
recentemente, a República da Turquia aderiu ao grupo de amigos da CIRGL.

Este grupo reúne um conjunto de países doadores e organizações internacionais. O grupo prestou apoio político, diplomático, financeiro e técnico à CIRGL a partir de dezembro de 2003, o que conduziu, em primeiro lugar, à assinatura da Declaração de Dar es Salaam, em novembro de 2004, e, em seguida, à assinatura do Pacto em Nairobi, em 2006.

A organização colabora com várias organizações, incluindo a ONU e as suas agências especializadas, como o PNUD, o FNUAP, o ACNUR, a ONU Mulheres, a UNECA e o Banco Mundial. Alguns dos parceiros com os quais a CIRGL está atualmente a colaborar incluem:

Apoio ao projeto de Promoção de Soluções Abrangentes e Duráveis para Refugiados na Região dos Grandes Lagos via REDSS e ACNUR.

A CIRGL tem memorandos de entendimento com as comunidades económicas sub-regionais, como a Comunidade da África Oriental (CAO), a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a CEPGL,

A CIRGL, enquanto garante do Quadro de Paz, Segurança e Cooperação da ONU (PSC-F) para a RDC e a região, tem trabalhado extensivamente com o OSESG em muitos domínios de intervenção. A cooperação com o OSESG é formalizada por um memorando de entendimento existente.

As áreas de colaboração incluem: Cooperação Judicial, Género, Mulheres e Crianças, Paz e Segurança, Desenvolvimento Económico, Direitos Humanos, entre outras.

Desde 2004, a GIZ aconselha e apoia a CIRGL em nome do Ministério Federal Alemão da Cooperação Económica e do Desenvolvimento. (BMZ). O projeto é implementado conjuntamente pela GIZ e pelo Instituto Federal de Geociências e Recursos Naturais (BGR) desde 2011. O projeto apoia a CIRGL na implementação da Iniciativa Regional para os Recursos Naturais. A iniciativa consiste em seis instrumentos complementares destinados a estabelecer um sistema eficaz de certificação da origem de matérias-primas particularmente relevantes.

 A GIZ presta serviços de consultoria em matéria de organização e de gestão ao Secretariado da Conferência, a fim de lhe permitir desempenhar o seu papel de coordenação na aplicação da Iniciativa Regional sobre os Recursos Naturais, assistir com competência os Estados membros da CIRGL e desempenhar um papel ativo nos organismos internacionais de certificação das matérias-primas.

Parceiro de implementação de um projeto regional sobre Paz e Segurança na Região dos Grandes Lagos: Apoiando a CIRGL e seus Estados-Membros para Melhorar a Governança de seus Recursos Minerais.

Apoiar, colaborar e participar de workshops e eventos sobre a promoção da Agenda WPS de acordo com a Resolução 1325 do CSNU.

Nos dias 5 e 6 de dezembro de 2024, em Dar-es-Salaam-Tanzânia, o Escritório do Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos (OSESG-GL) e a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) organizaram conjuntamente um workshop regional de dois dias em Lubumbashi, República Democrática do Congo (RDC). O workshop teve como objetivo identificar desafios, compartilhar as melhores práticas e desenvolver estratégias acionáveis para promover a inclusão de mulheres e jovens na transição energética e nas cadeias de abastecimento mineral na região dos Grandes Lagos.

Os participantes incluíram representantes de governos, câmaras de minas, associações de mineração, cooperativas e federações, sociedade civil e academia do Burundi, RDC, Ruanda, Tanzânia, Uganda e Zâmbia, com representação significativa de mulheres e jovens. O Reino da Bélgica e o Fórum Regional da Mulher da CIRGL, o Fórum Regional da Juventude e o Centro Regional de Formação também participaram.

  • Capacitação das partes interessadas na promoção da participação efetiva de mulheres e jovens no setor de mineração.

 Promover a inclusão de mulheres e jovens nas cadeias de abastecimento de minerais de transição energética nos Grandes Lagos, 5 a 6 de dezembro de 2024, Lubumbashi, RDC,

Este evento fez parte do projeto regional “Apoio ao fortalecimento do papel das mulheres e dos jovens na gestão dos recursos naturais na região dos Grandes Lagos”, financiado pelo Reino da Bélgica e implementado pela OSESG-GL e pela CIRGL de junho de 2023 a dezembro de 2024.

 Os participantes incluíram representantes de governos, câmaras de minas, associações de mineração, cooperativas e federações, sociedade civil e academia do Burundi, RDC, Ruanda, Tanzânia, Uganda e Zâmbia, com representação significativa de mulheres e jovens. O Reino da Bélgica e o Fórum Regional da Mulher da CIRGL, o Fórum Regional da Juventude e o Centro Regional de Formação também participaram.

Objectivo n.° 5. Promoção da integração da perspectiva do género e da luta contra a VSG.

  • As seguintes atividades foram realizadas. A sensibilização e capacitação das partes interessadas sobre gênero e VSG da CIRGL, com o apoio da ONU Mulheres, GIZ e OSEGS-GL, foi realizada em Nairóbi.
  • Desenvolvimento e aprovação do primeiro Barômetro de gênero para a região dos Grandes Lagos. Este projeto foi financiado pelo OSEGS, UNFPA e implementado pelo GWCD e LMRC em colaboração com a CIRGL-RTF e COCAFM. O primeiro relatório foi apresentado e aprovado pelos Ministros Responsáveis pelo Género durante a sua reunião estatutária ordinária realizada virtualmente no dia 11 de novembro de 2024.
  • Desenvolvimento da 2ª geração do Plano de Ação Regional da CIRGL para as Mulheres Agenda de Paz e Segurança na região dos Grandes Lagos. A CN e os esboços da segunda geração da CIRGL-RAP foram apresentados e aprovados pelos ministros responsáveis pelo género. Todo o RAP será desenvolvido durante o período de 2025 com o apoio da GIZ.

.

UNHCR and ReDSS

Objectivo n.° 2. Promoção de soluções duradouras para refugiados e deslocados internos

Com o apoio do ReDSS, da UE e do ACNUR, a diretoria do GWC realizou as seguintes atividades.

  1. Mobilização e engajamento de parceiros: Os mobilizados deveriam colaborar com a CIRGL na abordagem da questão dos refugiados, deslocados internos e erradicação da apatridia na grande região. Portanto, a CIRGL assinou um memorando de entendimento com o ACNUR e o ReDSS,
  2. Workshop de aprendizagem entre pares sobre soluções duradouras para refugiados e deslocados internos nos Estados membros da CIRGL, EAC e IGAD para melhorar a colaboração e compartilhar as melhores práticas
  3. Apoiar o lançamento do Projeto e a assinatura do Memorando de Entendimento entre a ICGL e a REDSS/EU.
  4. Assinatura de um Memorando de Entendimento entre a CIRGL e o ACNUR para melhorar a colaboração em questões de refugiados, deslocados internos e apatridia.
  5. Reunião consultiva com parceiros sobre a estratégia regional de desenvolvimento de soluções duráveis e IDPs.
  6. Lançamento do processo de desenvolvimento da estratégia regional sobre soluções duradouras para refugiados e deslocados internos na região dos Grandes Lagos com o apoio da UE através do ReDSS,
  7. Apoiar a participação de quatro funcionários da CIRGL para participar da campanha/fórum da aliança global para acabar com a apátrida na Regional dos Grandes Lagos; Mais de duas mil pessoas de diferentes países compareceram.

Apoie a participação e o engajamento da CIRGL no workshop WPS na África do Sul.

UNFPA and UN Women

Objetivo: Aumentar a participação significativa das mulheres na Agenda WPS.

  1. Fórum Regional das Mulheres realizado em Bujumbura, Burundi, nos dias 22 e 23 de agosto de 2024, sob o tema: “Promover a agenda regional para a paz, segurança e cooperação econômica por meio da participação, prevenção, proteção, socorro e recuperação”. O Fórum foi organizado em parceria com o escritório especial das Nações Unidas (ONU), a União Africana (UA), a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (GIZ).
  2. A reunião reuniu os pontos focais de género dos Estados-Membros da CIRGL, o comité director do Fórum Regional das Mulheres (FLR), representantes do Conselho Consultivo sobre Mulheres, Paz e Segurança (WPS) na região dos Grandes Lagos, representantes da Plataforma Regional das Mulheres, organizações da sociedade civil (OSC) nacionais e regionais, peritos, parceiros regionais e internacionais,
  3. A ONU Mulheres também apoiou e colaborou na organização do Fórum Regional de Mulheres no Burundi, organizado pelo Governo do Burundi.

A CIRGL é parceira do EISA no reforço dos esforços para promover a democracia e a boa governação através de eleições credíveis, tal como previsto no Protocolo sobre a Democracia e a Boa Governação, bem como nos parâmetros eleitorais internacionais e regionais relevantes para a condução e monitorização das eleições.

Em 31 de julho de 2017, foi assinado em Bujumbura um memorando de entendimento entre as duas instituições. Algumas das áreas conjuntas de enfoque no MdE incluem o desenvolvimento de um quadro para a metodologia de aprofundamento da democracia, através do reforço da observação eleitoral e da participação das mulheres nos processos eleitorais e da realização de investigação conjunta, a fim de profissionalizar a abordagem baseada em ciclos para avaliações eleitorais (pré-eleição, eleição e pós-eleição).

 

O Governo da República Popular da China tem vindo a prestar apoio financeiro anual ao Secretariado desde 2012. O Secretariado também estabeleceu vários compromissos com os funcionários chineses com o objetivo de alargar o seu âmbito de apoio.